FESTIVAL MAKUNAIMA
Festival de cultura em Caracaraí reúne grupos de quatro municípios
Repórter: WESLEY OLIVEIRA | Edição: SECOM RR | Foto: Fernando Oliveira

Apoiado pelo Governo de Roraima por meio da Secult (Secretaria Estadual de Cultura), o município de Caracaraí, ao Sul, recebeu no sábado, dia 10, o 2º Festival Makunaima. Este ano, o evento ocorreu junto à 8ª edição do tradicional Festival Folclórico de Caracaraí.

 

Com o objetivo de levar cultura aos municípios de Roraima, o Festival Makunaima acontecerá todos os anos em locais diferentes, resgatando e valorizando a cultura regional. Aberto ao público, a programação contou com a participação de vários grupos folclóricos dos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis.

 

Ao todo nove grupos folclóricos se apresentaram na avenida, e levou ao público presente muita música e danças regionais. De acordo com a governadora, Suely Campos, o evento aconteceu graças aos esforços em conjunto do Governo do Estado com o deputado estadual, Odilon Filho.

 

“É um lindo evento e parabéns a todos que se juntaram para que esse festival acontecesse. Pois essa festa não podia deixar de ocorrer aqui em Caracaraí, que é o berço do Folclore”, disse Suely Campos.

 

A secretária de Cultura, Selma Mulinari, falou sobre a importância da realização do Festival Makuaima para a população do município. “A realização do Festival é um marco importante na cultura, porque além do resgate, a gente faz um intercâmbio que preserva o setor cultural de Caracarai”, destacou.

 

Os grupos foram selecionados por meio de edital da Lei do Sistema Estadual de Cultura, e receberam aporte financeiro como forma de incentivo para a participação.

 

Entre as principais atrações, os grupos Cobra Mariana e Gavião Carcará mostraram a força da cultura regional. Com o tema ‘Terra de Makunaima Grade Aldeia’, o grupo Folclórico Cobra Mariana colocou na Avenida 650 pessoas entre brincantes e apoio.

 

“Escolhemos as etnias predominantes em nosso Estado como a Macuxi, Wapixana, Wamiri Atroari e Yanomami, mostramos todo nosso potencial, foi uma grande apresentação”, destacou a presidente do grupo, Elaine Oliveira.

 

Quem fechou a noite de apresentações foi o grupo folclórico Gavião Carcará, que apresentou o tema ‘Uma noite em Parintins’. Foram mais de 90 brincantes na pista mostrando muita alegria e sincronismo relembrando os grandes sucessos dos bois, Garantido e Caprichoso.

 

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE CARACARAÍ – Foi criado em maio de 2006 pelo professor Domingos Sávio Rapozo Pinheiro e pelo professor Vadilson Gonçalves, além de outros profissionais, que juntos, delinearam a primeira edição do evento, motivados pelo desejo de realizar no município uma festa que fosse a imagem de Caracaraí, expressando suas lendas, belezas e riquezas naturais.

Pesquisa

Noticias
02/07/2018 - 13:25 | Notícias
INCENTIVO À LEITURA
Noticias
02/07/2018 - 10:53 | Notícias
27º ARRAIAL DO ANAUÁ
Noticias
29/12/2017 - 17:35 | Notícias
ANO NOVO
Noticias
13/12/2017 - 12:54 | Notícias
INCLUSÃO
 Notícias