Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 777
Terça, 29 Junho 2021 15:08

Governo contempla pagamentos de edital de literatura para escritores

O governador Antonio Denarium autorizou o pagamento do Edital de Literatura 2017/007 no valor de cem mil reais nesta segunda-feira (28).  A assinatura da autorização ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos e contou com a presença do secretário de cultura Sherisson Oliveira, o adjunto Jaffe Oliveira e os escritores contemplados Aldenor Pimentel, Lindomar Bach, Edgar Borges e Edilson Eroques.

As obras contempladas foram “Eldorado de brisa”, “O herói Qualquer Um”, “Incertezas no meio mundo”, "Eroquês – História Causas e Lendas, poesia e “Aves de Arribação”.

Para o secretário Sherisson Oliveira, os recursos aplicados trarão benefícios não só para a classe artística, mas para também para a população roraimense que irá ter acesso a um conteúdo literário regional e inédito.

“Todos nós sabemos que o Governador Antonio Denarium vem querendo deixar as contas do Estado em dia, pagando as dívidas de gestão anteriores. Até agora são mais de R$ 1,9 bilhão de dívidas que ele conseguiu regularizar e com a cultura não poderia ser diferente. Esse edital de 2017 já era um pleito antigo do segmento cultural, e principalmente nesse momento de pandemia, sabemos que a cultura foi um dos setores mais atingidos, o governador foi sensível à causa, e agora contempla esses gestores culturais e a população com essas obras que serão entregues” disse.

Para o escritor e poeta Aldenor Pimentel, o pagamento do edital é um sonho realizado.

“Desde 2017 estamos dialogando com diferentes gestões, e agora foi possível a autorização do pagamento e isso nos deixa bastante felizes, porque é um sonho que se realiza, e é também o nosso trabalho dando o primeiro passo para o público e ajudando o Estado a se desenvolver do ponto de vista cultural” disse.

O escritor Edgar Borges ressaltou que pela primeira vez um governo tem a sensibilidade de quitar dívidas de gestões anteriores.

“Todos nós escritores estamos muito felizes, porque de fato, nós não acreditávamos que receberíamos o pagamento desse edital, inclusive, é a primeira vez que um governador assume dívidas de outra gestão. Esse foi o primeiro edital na área de cultura voltada para a literatura, nós somos os primeiros beneficiados, esperamos que o governo continue atuando dessa forma com editais e contemplando todas as áreas em todos os segmentos, principalmente o de literatura” relatou.

O escritor Lindomar Bach, que também esteve presente durante a assinatura, ressaltou que agora a classe irá buscar novos desafios contando com o apoio do governo do Estado.

“Nós ficamos gratos por atenderem a demanda dos escritores. A cultura e a literatura agradecem e também queremos agradecer também a gestão do Secretário Sherisson Oliveira, pois a partir de agora teremos novos desafios” reforçou.